Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Relato de Experiência

Vol. 4 Núm. 2 (2023)

Peer-based learning: aplicação no ensino cirúrgico de acadêmicos

DOI
https://doi.org/10.54257/2965-0585.v4.i2.92
Enviado
September 20, 2025
Publicado
2025-09-29

Resumen

A aprendizagem baseada em pares promove a troca de conhecimentos e o aperfeiçoamento da formação médica. No ensino de cirurgia, as ligas acadêmicas ajudam a suprir lacunas da graduação, integrando teoria e prática. O "Mês de Imersão em Cirurgia e Emergência" (MICE), organizado por uma liga acadêmica, ofereceu 40 horas de aulas teóricas e práticas com especialistas e alunos capacitados. O evento teve ampla adesão e recebeu feedback positivo, destacando a importância da abordagem prática no aprendizado dessa especialidade. A experiência reforça o impacto do ensino entre pares na formação de médicos mais preparados, incentivando iniciativas semelhantes na educação cirúrgica.

Citas

  1. Ahammad F. An overview of peer-based learning. Int J Res Acad Sci. 2023 Jun 12;6(2):795–802. Available from: https://www.researchgate.net/publication/373379868_An_Overview_of_Peer-Based_Learning
  2. Azevedo KL, Azevedo Filho FM, Araújo KM. Instrução entre pares como método de ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa. RevBrasEduc Med. 2022;46(3).
  3. Rocha M, Mirian B, Silva RB, Macêdo G, Lima LB, Rodrigues FC, et al. A importância da liga acadêmica de cirurgia para acadêmicos de medicina. RevEletr Acervo Saúde [Internet]. 2024 Feb 17 [cited 2025 Mar 25];24(2):e15173–3. Availablefrom: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/15173
  4. Suelen A, Cavalcante P, Lucia R, Henriques M, Napoleão I, Albuquerque M, et al. O impacto das ligas acadêmicas na formação dos discentes: reconhecimento da importância e benefícios para a comunidade acadêmica. Rev Bras Educ Med. 2018;42(1):199. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n1/0100-5502-rbem-42-01-0199.pdf
  5. Pereira EL, Sousa IC, Isaias R, Lemes L, Akazaki JS, Florêncio PV, et al. O impacto das ligas acadêmicas na formação dos discentes: reconhecimento da importância e benefícios para a comunidade acadêmica. Res Soc Dev. 2024 Aug 31;13(8):e13013846634.
  6. Diebolt JH, et al. Implementation of a near-peer surgical anatomy teaching program into the surgery clerkship. J Surg Educ. 2022 Oct.
  7. Ayub S. “See one, do one, teach one”: balancing patient care and surgical training in an emergency trauma department. J Glob Health. 2022 Jul 6;12(12).
  8. Boecker AH, et al. Video-assisted peer teaching for surgical skills training – innovative potential for the medical curriculum and beyond: a randomized controlled trial. J Surg Educ. 2022 Mar;79(2):441–51.
  9. Pintér Z, et al. Effectivity of near-peer teaching in training of basic surgical skills – a randomized controlled trial. BMC Med Educ. 2021 Mar 12;21(1).

Artículos más leídos del mismo autor/a