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Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. (máx. 2mb)
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Arquivo no formato Word, papel tamanho A4. Margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm. Fonte Times New Roman, tamanho 12 (em todo o texto, inclusive nas tabelas), com o arquivo digitado em formato .doc ou .docx. Espaçamento 1,15 entre linhas desde o título até as referências, com exceção das tabelas que devem ter espaçamento simples; parágrafos de 1,25 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Científica do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar – RevCienti HMJMA, é um periódico científico semestral revisado por pares da comissão editorial, seguindo as instruções de revisão cega. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação. Os manuscritos submetidos serão redigidos em português, e destinados exclusivamente à revista, ficando os autores responsáveis pela revisão da língua portuguesa e não podendo ser apresentado simultaneamente a outro periódico, na íntegra ou parcialmente. A RevCienti HMJMA não cobra taxas dos autores para a submissão ou para a publicação de trabalhos, a quantidade de autores é limitada a seis autores.  As pessoas designadas como autores devem ter participado substancialmente da elaboração do manuscrito para assumir a responsabilidade pelo seu conteúdo. Assim, a comissão editorial da revista considera autor quem:

  1. a) Contribuiu substancialmente na concepção ou desenho do trabalho;
  2. b) Realizou a análise e interpretação dos dados;
  3. c) Redigiu o artigo ou realizou sua revisão crítica.

Os manuscritos devem ser organizados segundo as indicações a seguir:

CATEGORIAS DE ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

Artigo Original: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original e inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados.

Artigo de Revisão: estudos avaliativos críticos, abrangentes e sistematizados, resultados de pesquisa original. Visam estimular a discussão e introduzir o debate sobre aspectos relevantes e inovadores. Apresentam o método de revisão, o processo minucioso de busca e os critérios utilizados para a seleção e classificação dos estudos primários incluídos. Devem ser sustentados por padrões de excelência científica e responder à pergunta de relevância para a área da saúde. 

Relato de Experiência: descrição de experiências acadêmicas ou assistenciais que aportem contribuições significativas na área da saúde.

Relato de Caso: descrição detalhada de caso clínico relevante, que pode ser de casos inusitados ou que sejam de grande impacto para o conhecimento da comunidade acadêmica, relatando sua evolução e os procedimentos utilizados para o seu tratamento.

Estudo Teórico/Ensaio: análise crítica sobre tema específico de relevância e interesse.

FORMATAÇÃO

Arquivo no formato Word, papel tamanho A4. Margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm. Fonte Times New Roman, tamanho 12 (em todo o texto, inclusive nas tabelas). Espaçamento 1,5 entre linhas desde o título até as referências, com exceção das tabelas que devem ter espaçamento simples; parágrafos de 1,50. Não deverá ser utilizada nenhuma forma de destaque no texto (sublinhado, negrito, marcas d’água, aspas), exceto para títulos e subtítulos, que devem estar em negrito. Utilize apenas itálico em palavras ou expressões que realmente necessitem ser enfatizadas no texto impresso.

ESTRUTURA

A estrutura ira variar de acordo com o tipo de trabalho enviado:

Artigo Original: Resumo (português e em inglês), Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências.

Artigo de Revisão: Resumo (português e inglês), Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências.

Relato de Caso: Resumo (português e inglês), Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências.

Relato de Experiência: Resumo (português e inglês), Introdução, Relato da Experiência, Discussão e Referências.

Estudo teórico/ensaio: Resumo (português e inglês), Introdução, Corpo do Ensaio, Conclusão e Referências.

Ao final, deve constar de 3 a 6 descritores, em português e inglês, digitados em caixa alta e separados por ponto e vírgula. Devem ser empregados aqueles que constam na Lista de Descritores em Ciências da Saúde, da BIREME ou na base da Biblioteca virtual em saúde (BVS), disponível em: http://desc.bvs.br

CORPO DO TEXTO

O texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. Os títulos deverão estar em negrito e caixa alta, e os subtítulos deverão ser destacados em negrito e letras maiúsculas apenas na primeira letra de cada palavra e antecedidos por uma linha em branco. Não pode conter nenhuma identificação dos autores. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Separe-os utilizando uma linha em branco. As figuras e tabelas devem ser enviadas em outro arquivo de word, devendo constar no texto os locais sugeridos para sua inserção.

Artigos Originais e de Revisão, Estudos Teóricos e Ensaios devem ser estruturados em: Resumo, Abstract, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão. 

Relatos de Casos e de Experiências devem conter: Resumo, Abstract, Introdução, Relato do Caso ou da Experiência e Discussão.

Segue descrição sucinta dos elementos do texto:

- Titulo: Negrito, tamanho 16, Alinhamento Centralizado; (até 60 caracteres sem espaço). Conciso e informativo. Na língua original em inglês e espanhol (tamanho 12, centralizado e itálico);

- Subtítulos: Negrito, tamanho 14, Alinhamento a Esquerda;

Nome (s) do (s) autor (es): 

Todos devem informar sua formação e filiação institucional (em ordem decrescente, por exemplo: Universidade, Faculdade e Departamento), Cidade, Estado, País, e-mail, link do Lattes e OrcID. O autor responsável pela correspondência deve também informar seu endereço completo (logradouro, cidade, CEP, estado, país).

Resumo: 

Português/Inglês. O resumo reflete os aspectos fundamentais da obra, contendo até 150 palavras em cada um dos idiomas, apresentando: objetivo da pesquisa, metodologia adotada, principais resultados e as conclusões. Os resumos em inglês são de responsabilidade dos autores.

Palavras-Chave: 

No mínimo 3 e no máximo 5 palavras, no idioma do texto, em inglês e espanhol, apresentadas após o resumo. Autores devem consultar o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) no linkhttps://decs.bvsalud.org/, separados por ponto e vírgula.

Ilustrações: 

São definidas como imagens (figuras, fotos), gráficos, tabelas e quadros.

Imagens (Figuras e Fotos):

Devem estar em alta resolução (300 dpi), em JPG ou TIF, com no mínimo 8 cm de largura, em arquivos separados do texto;

As imagens (figuras e fotos) devam conter no máximo cinco imagens e estar em alta resolução (300 dpi), em JPG ou PNG, com no mínimo 8 cm de largura, em arquivos separados do texto.

- Para Imagens, informa o título acima. Fonte: indicar autoria própria e/ou dados de terceiros.

Gráficos, tabelas e quadros: 

Devem conter no máximo cinco, apresentados dentro do manuscrito original, devidamente identificados;

- Utilizar a norma de tabulação do IBGE indicado nas Instruções aos Autores. Tabelas e Quadros em arquivo que seja possível a edição.

- Para Tabelas e Quadros, informar o título acima. Fonte: indicar autoria própria e/ou dados de terceiros. 

Abreviaturas e símbolos: 

Não deve conter abreviações no título e no resumo. Os termos por extenso aos quais as abreviações correspondem devem preceder sua primeira utilização no texto.

Aspectos Éticos: 

Nas pesquisas que envolvem seres humanos os autores deverão deixar claro que as mesmas atenderam à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve ser encaminhado sob a forma de documento digitalizado via Transferência de Manuscrito (Etapa 2 da submissão do artigo);

Agradecimentos: 

Incluir, de forma sucinta, colaborações que não autoria, como auxílios técnicos, financeiros e materiais, incluindo auxílios institucionais, governamentais ou privados, e relações que possam implicar em potencial conflito de interesse. Essa seção é opcional.

Referências: 

Devem ser apresentadas somente as citações que constam no texto, sendo referenciadas e organizadas conforme a norma Vancouver. Citar uma linha numerada, fonte tamanho 11.

Ao fazer a submissão, os autores declaram não ter submetido o trabalho a outra revista. Os autores retêm os direitos de copyright e todos os direitos de publicação, sem restrições. O conteúdo cientí­fico, ortográfico e gramatical é de total responsabilidade dos autores.

PLÁGIO

Todos os artigos científicos submetidos passam por uma política rigorosa de verificação de plágio, utilizando o software Copy Spider. Qualquer caso de não conformidade com essa política resultará na negação do artigo.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E LICENCIAMENTO

A revista declara que todo seu conteúdo publicado é de livre acesso, que não cobra taxas para acesso ao conteúdo nem restringe o acesso de qualquer forma. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.Todos os artigos desta revista são publicados sob Licença Pública Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY NC SA 4.0). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o trabalho, exceto para fins comerciais, desde que sejam creditadas pela criação original e distribuam as suas contribuições sob a mesma licença do original.

Artigo Original

São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original e inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados.

Componentes: Resumo (em inglês e português), Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências.

Relato de Caso

Descrição detalhada de caso clínico relevante, que pode ser de casos inusitados ou que sejam de grande impacto para o conhecimento da comunidade acadêmica, relatando sua evolução e os procedimentos utilizados para o seu tratamento.

Componentes: Resumo (em inglês e português), Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências.

Artigo de Revisão

Estudos avaliativos críticos, abrangentes e sistematizados, resultados de pesquisa original. Visam estimular a discussão e introduzir o debate sobre aspectos relevantes e inovadores. Apresentam o método de revisão, o processo minucioso de busca e os critérios utilizados para a seleção e classificação dos estudos primários incluídos. Devem ser sustentados por padrões de excelência científica e responder à pergunta de relevância para a área da saúde.

Componentes: Resumo (em inglês e português), Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências.

Relato de Experiência

Descrição de experiências acadêmicas ou assistenciais que aportem contribuições significativas na área da saúde.

Componentes: Resumo (em inglês e português), Introdução, Relato da Experiência, Discussão e Referências.

Estudo Teórico/Ensaio

Análise crítica sobre tema específico de relevância e interesse.

Componentes: Resumo (em inglês e português), Introdução, Corpo do Ensaio, Conclusão e Referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.