Ressecção de cisto mesentérico por via videolaparoscópica: relato de caso

Autores

  • Cláudio Matias Júnior, Barros Médico (a) residente de Cirurgia Geral do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar – Fortaleza, CE, Brasil.
  • Márcio Almeida De Sousa Jucá Médico Preceptor de Cirurgia Geral do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar.
  • Moisés Francisco Da Cruz Neto Médico Preceptor de Cirurgia Geral do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar.
  • Ewerton Franco De Souza Médico preceptor de Cirurgia Pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro
  • Antônio De Pádua Freire Magalhães Médico (a) residente de Cirurgia Geral do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar – Fortaleza, CE, Brasil.
  • Luísa Lucas Alves Médico (a) residente de Cirurgia Geral do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar.

Palavras-chave:

Cisto Mesentérico, Laparoscopia, Dor abdominal

Resumo

Cistos mesentéricos são anomalias intra-abdominais raras, com incidência de cerca de 1:140.000 internações de adultos em hospitais gerais. Apesar dos relatos de sintomatologia discreta, os pacientes podem apresentar dor crônica, náuseas, vômitos, constipação ou sinais de abdome agudo. Assim, o presente artigo objetiva relatar um caso de ressecção videolaparoscópica de cisto mesentérico em um paciente com sintomas de desconforto abdominal e cujo procedimento transcorreu sem complicações, coincidindo com os dados apresentados na literatura sobre a evolução e prognóstico da patologia.

Downloads

Publicado

2019-11-19